BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Oficina

Sonhar o mundo: audiodescrição com foco em museus e centros culturais

Por Jessica Xavier Valente

05/12 14h| atividade realizada pela plataforma zoom

SONHAR O MUNDO: DEFICIÊNCIA E ACESSIBILIDADE EM MUSEUS

 

Anualmente, o SISEM-SP convida as instituições museológicas paulistas a participarem da Campanha Sonhar o Mundo, uma programação colaborativa que tem como objetivo debater e refletir sobre o tema escolhido. Dessa forma, os museus atuam cooperativamente, formando uma rede de apoio que contribui para os debates e fortalece os vínculos com o público. A Rede de museus-casas literários de São Paulo, formada pela Casa das Rosas, pela Casa Guilherme de Almeida e pela Casa Mário de Andrade, programou atividades especiais a respeito do tema de 2022: deficiência e acessibilidade em museus.

 

Sonhar o mundo: audiodescrição com foco em museus e centros culturais 
Com Jessica Xavier Valente
Segunda-feira, 5 de dezembro de 2022, das 14h às 18h


O objetivo da oficina é que o aluno obtenha o entendimento de que a audiodescrição é uma tecnologia assistiva, que amplia o acesso autônomo de pessoas com diversas deficiências. Trata-se de um recurso essencial para locais de aprendizado e lazer, que pode beneficiar fortemente as instituições museológicas e culturais. Na primeira parteda oficina, serão abordadas as normas e regras específicas do processo de audiodescrição; na segunda parte, os alunos realizarão uma atividade prática, utilizando imagens de itens do acervo museológico da Casa Guilherme de Almeida como objeto. Esta ação faz parte da campanha Sonhar o Mundo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e do Sistema Estadual de Museus.


A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Faça sua inscrição aqui. (35 vagas).


Jessica Xavier Valente é graduada em Museologia, com pós-graduação em Tradução e Interpretação em Libras e em Psicopedagogia e mestrado em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO, com a dissertação Exposições como instrumento de inclusão no Instituto Nacional de Educação de Surdos. É educadora museal, intérprete de Libras, roteirista de audiodescrição e ministrante de cursos de pequena duração em instituições compo o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) e a Universidade Federal Fluminense. Gerencia o perfil @mostreselibras no Instagram, com projetos sobre acessibilidade.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR