BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Curso

SINESTESIA - FOTOGRAFIA, POESIA E CIDADE

Por Marco Aurélio Olímpio e Julio Mendonça

02/09 19h | atividade presencial

Sextas-feiras, 2, 9, 23 e 30 de setembro de 2022, das 19h às 21h


A cidade é dotada de formas e movimentos. É mutante! Reconstrói-se no mesmo silêncio das edificações que caem. A pauliceia é assim, como disse o poeta: desvairada! Tanto para a poesia moderna quanto para a fotografia, a cidade tem sido um estímulo e um desafio constantes. Quantos autores literários de diversos gêneros tem a cidade como primeiro plano ou pano de fundo para memórias e utopias? A partir de referências da história recente da poesia e da fotografia, este curso pretende provocar esse encontro de forma harmônica onde a palavra e o olhar na busca de traduzir os estímulos do cotidiano da cidade. Os inscritos poderão transitar pelo entorno da Casa das Rosas e propor sua própria leitura estética, desenhando um postal diferente.


Atividade realizada presencialmente, no orquidário da Casa das Rosas. Faça sua inscrição aqui (30 vagas). 

 

O fotógrafo Marco Aurélio Olimpio trabalhou no SESC Pompéia de 1992 a 1994 como laboratorista fotográfico. Transferiu-se posteriormente para a PUC-SP onde exerceu por 13 anos a função de técnico em ensino de fotografia e estudou Comunicação em Multimeios. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas realizadas em espaços culturais da Capital e no Interior. Teve fotografias publicadas em jornais e revistas de grande circulação no Estado de São Paulo, bem como fotografou para diversas gravadoras na realização de capas de discos. No ano de 2010, lançou seu livro: Álbum Imagens Musicais pelas Edições SESCSP. Em 2015 teve sua trajetória filmada em documentário intitulado: Entre o Traço e a Luz, pelo diretor Zeca Ferreira, o qual segue participando de mostras em festivais.

Julio Mendonça é poeta e doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP, especialista em Gestão Pública UFABC, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas, autor do livro Democratizar a participação cultural e organizou Poesia (Im)Popular Brasileira.

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR