BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

Programa de encerramento da programação cultural de 2022 da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo

17/12 11h| evento presencial

Sábado, 17 de dezembro de 2022


A fim de celebrar um ano intenso de atividades dos museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, será oferecido ao público um programa especial no sábado, dia 17 de dezembro, das 11h às 21h.


11h
Apresentação musical
CANÇÕES DA ÓPERA DO MALANDRO
Com o Coral da Casa das Rosas
Presencial – Deque da Casa Guilherme de Almeida

A apresentação traz canções da Ópera do malandro (1978), peça musical escrita por Chico Buarque, em interpretação livre feita pelo Coral da Casa das Rosas, conhecido por seu repertório de poemas musicados.


11h30
Apresentação musical
TRIO CAFÉ
Com Nisá, Guigo e Luan Moritz
Presencial – Deque da Casa Guilherme de Almeida
O Trio Café, formado por percussão, violão de 7 cordas e voz, apresenta-se desde 2007. Tem desenvolvido sua experiência com samba e MPB, tocando e compondo com parceiros. O atual repertório do Trio explora o samba raiz e vários outros ritmos brasileiros.

15h
Mostra de curtas-metragens
7ª MOSTRA FUTURO DO CINEMA BRASILEIRO
Presencial – Anexo da Casa Guilherme de Almeida
A Mostra Futuro do Cinema Brasileiro foi criada em 2015 pelo Núcleo Cinematographos de Estudos de Cinema para dar passagem aos novos talentos do audiovisual advindos das escolas de Comunicação e da produção independente. Em 2022, os curtas-metragens selecionados serão exibidos na Sala Cinematographos (no Anexo da Casa Guilherme de Almeida), no dia 17 de dezembro, às 15h. Na ocasião, membros das equipes realizadoras serão convidados para uma conversa com o público, quando poderão expor seus processos criativos e suas expectativas em relação ao futuro da produção cinematográfica brasileira.

17h
Lançamento de livro
O MOVIMENTO MODERNISTA E OUTRAS PROSAS AFINS, de Mário de Andrade
Com Donny Correia e Gênese Andrade
Presencial – Anexo da Casa Guilherme de Almeida
Lançamento do livro O movimento modernista e outras prosas afins, de Mário de Andrade, com organização, introdução e notas de Donny Correia (Ed. Madamu, em coedição com o museu Casa Mário de Andrade). O volume reúne fac-símile da edição em livro da conferência O movimento modernista, de 1942, a transcrição do texto e outros ensaios do autor, além de uma entrevista concedida por ele. O livro traz também um estudo de Gênese Andrade, que inclui poema inédito de Mário, originalmente criado para integrar Pauliceia desvairada, de 1922. Durante o lançamento, Donny Correia e Gênese Andrade falarão sobre o livro e seu próprio trabalho.

19h
Apresentação teatral
ANTÍGONE de Sófocles – Transcrição de Guilherme de Almeida
Com Grupo de Teatro da Casa Guilherme de Almeida; Direção: Valéria Marchi; Transcrição: Guilherme de Almeida
Presencial - Deque da Casa Guilherme de Almeida
Antígone é uma das peças mais importantes do teatro mundial, de autoria de Sófocles (496-406 a.C.), um dos três grandes dramaturgos trágicos da Grécia antiga, de cuja obra (estimada em 123 peças) chegaram até nós apenas sete tragédias. A tradução de Antígone por Guilherme de Almeida (ou “transcrição”, como ele preferiu denominar seu trabalho) foi realizada visando à encenação da peça no Teatro Brasileiro de Comédia, em 1952, que obteve grande sucesso – o texto em português permite uma experiência imagética de grande beleza e sonoridade. Esta montagem da tragédia na Casa Guilherme de Almeida é o resultado prático de um Curso de Teatro iniciado em junho de 2022, que propôs um misto de experiências: o percurso e a compreensão do texto trágico de Sófocles por meio da tradução de Guilherme de Almeida e a instigante proposta de transpor a peça para a cena ao fim de seis meses. Convidamos a todos para vivenciarem a nossa Antígone! Evoé!

 

Atividades realizadas presencialmente. Não há necessidade de inscrição. 

Endereço das atividades: 

Casa Guilherme de Almeida: R. Macapá, 187 - Sumaré, São Paulo - SP, 01251-080

Anexo da Casa Guilherme de Almeida: R. Cardoso de Almeida, 1943 - Sumaré, São Paulo - SP, 01251-001

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR