BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Palestra

Poesia Digital Peruana: rumo a uma Genealogia

Por Michael Hurtado (Universidade Peruana de Ciências Aplicadas)

17/05 19h | Atividade presencial

Sexta-feira, 17 de maio de 2024, das 19h às 21h

 

Desde a década de 1960, a poesia peruana passou por uma notável transformação em direção ao âmbito digital e eletrônico, mesclando o visual e o verbal. Figuras como Jorge Eduardo Eielson, Raquel Jodorowsky e César Toro Montalvo mostraram a necessidade de incorporar meios eletrônicos em suas obras, utilizando referências a circuitos eletrônicos, algoritmos e computação. Esta conferência focará em exibir o trabalho que Masmédulab: laboratório de poesia e novos meios vem realizando através da criação de uma genealogia que permita explicar a transição da poesia peruana para as plataformas digitais, apresentando exemplos que vão desde a interatividade das obras feitas em Flash, a não linearidade dos poemas que utilizam o hipertexto, até o uso da inteligência artificial.


Michael Hurtado é matemático pela Universidade Nacional de Engenharia, tecnólogo, artista de novos
meios e poeta. É professor do Departamento de Arquitetura da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas, co-diretor do Masmédulab: laboratório de poesia e novos meios, bolsista do programa FabLearn da Universidade de Columbia, membro da Organização de Literatura Eletrônica, e editor do volume 2 da antologia lit(e)lat. Em 2014, recebeu o prêmio VIDA16 da Fundação Telefônica para projetos de vida artificial e em 2020 ganhou a primeira edição do prêmio Hub Musical Chile para projetos de arte imersiva. Seus poemas eletrônicos fazem parte de coleções como a Electronic Literature Collection vol 4; e a Cartografia da Literatura Digital Latino-Americana da Universidade Diego Portales no Chile.

 

A atividade será realizada na Casa das Rosas. Faça sua inscrição aqui.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR