BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

O que é ser moderno na poesia hoje? Uma homenagem aos 200 anos do nascimento de Charles Baudelaire

Por Embaixada da França no Brasil, BiblioMaison e Casa das Rosas

23/06 16h | atividade realizada pelo YouTube

O que é ser moderno na poesia hoje?

  

Uma homenagem aos 200 anos do nascimento de Charles Baudelaire

 

Quarta-feira, 23 de junho de 2021, a partir das 16h

 

Assista pelo YouTube, clicando aqui.

 

Acompanhe pelo Zoom (com tradução simultânea): https://us06web.zoom.us/j/82720600605

 

Com a participação de Patricia Lavelle, Annita Costa Malufe, Marcelo Tápia, Pierre Vinclair, Roberto Pedretti e Vincent Zonca. Cápsulas com Marcelo Tápia, Denise Bottmann e leitores da Mediateca "BiblioMaison" do Rio.

 

Annita Costa Malufe (São Paulo, SP, 1975) é autora dos livros de poemas Fundos para dias de chuva (7Letras, 2004), Nesta cidade e abaixo de teus olhos (7Letras, 2007), Como se caísse devagar (Ed.34/ PAC, 2008), Quando não estou por perto (7Letras/ Petrobras, 2012), Ensaio para casa vazia e Um caderno para coisas práticas (ambos pela 7Letras, 2016) e Alguém que dorme na plateia vazia (7Letras, 2021). É doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp e publicou os ensaios Territórios dispersos: a poética de Ana Cristina Cesar (Annablume/ Fapesp, 2006) e Poéticas da imanência: Ana Cristina Cesar e Marcos Siscar (7Letras/ Fapesp, 2011). Atualmente, é professora do programa de pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP e pesquisadora CNPq.

 

Denise Bottmann é tradutora e pesquisadora da história da tradução no Brasil. Nasceu em 1954 em Curitiba, Paraná. Formada em História, com mestrado em Teoria da História, ex-docente do Depto. Filosofia da UNICAMP.

 

Marcelo Tápia é poeta, ensaísta e tradutor, graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, onde também realizou pós-doutorado em Letras Clássicas. É professor do LETRA – Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da USP. Dedicado a estudos acerca de museus-casas, preservação e produção de memória, é diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada por Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade. Publicou, entre outros livros, Refusões – Poesia 2017-1982 (Perspectiva, 2017) e Týkhe – Uma quarentena de poemas (Olavobrás / Dobradura, 2020).

 

Patrícia Lavelle é poeta, ensaísta e professora do Departamento de Letras da PUC-Rio. Tem doutorado em Filosofia pela École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Estreou em poesia com Bye bye Babel (7Letras, 2018, menção honrosa no Prêmio Cidade de Belo Horizonte). Em colaboração com Paulo Henriques Britto, organizou O Nervo do poema. Antologia para Orides Fontela (Relicário, 2018). Tem contribuído com poemas próprios, traduções e autotraduções de poesia para as revistas francesas Po&sie e Place de La Sorbonne. Para a revista brasileira Cult, faz a curadoria da série “Arcas de Babel”, que reúne traduções de poesia de diversas línguas para o português. Publicou e organizou vários livros de ensaios no Brasil e na França.

 

Pierre Vinclair é um escritor, poeta e teórico francês nascido em 1982: https://vinclairpierre.wordpress.com/francais/. Fez doutorado em filosofia, e morou dez anos na Ásia. É também tradutor e dirige a revista Catastrophes, assim como a coleção "Sing" da editora de poesia Le Corridor Bleu. Já publicou mais de dez livros que dialogam entre poesia, romance e ensaio, como La Sauvagerie (Corti, 2020) que fala da crise ecológica a partir da poesia.

 

Vincent Zonca (b. 1987, Dijon, França) é adido para o Livro e o Debate de ideias para a Embaixada da França no Brasil. É formado em Literatura Comparada e Espanhol na École Normale Supérieure de Lyon (França), onde suas aulas e pesquisas se enfocaram sobre poesia contemporânea dos espaços de línguas romances. Ele também é escritor (Lichens, pour une résistance minimale, ensaio, Editora Le Pommier, Paris, 2021), poeta e tradutor do espanhol.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR