BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Oficina

LABORATÓRIO DE LITERATURA E PERFORMANCE - MÓDULO I

Por Julia Bac

06/10 19h| atividade realizada pela plataforma zoom

Quintas-feiras, 6, 13, 20 e 27 de outubro de 2022, das 19h às 21h

 

O objetivo da oficina é sensibilizar seus participantes em relação à escrita criativa a partir de uma perspectiva integral do fazer literário. Pretende-se apresentar e discutir elementos de confluência entre as artes literárias e performáticas, tais como a encenação, a contação de histórias e a declamação de poesia. A atividade será dividida em três módulos: (I) fundamentos da escrita literária e do exercício da criatividade; (II) a materialidade da linguagem verbal e a exploração de seus constituintes fundamentais – som, ritmo e prosódia –; (III) introdução à performance e à consciência corporal enquanto veículos de transmissão literária.

 

Atividade realizada virtualmente, pelo Zoom. Faça sua inscrição aqui. Serão emitidos certificados aos inscritos que participarem de 75% dos encontros.

 

Programa do Módulo I

 

Aula1: Introdução ao módulo: De onde partimos quando escrevemos?


Aula 2:  Leitura dos textos dos alunos.
Exemplos de escritores com diferentes hábitos de escrita.

Aula 3: Exemplos de disparos para a escrita.


Aula 4: 
Apresentação e discussão dos textos produzidos pelos alunos ao longo encontros anteriores.

 

Confira os programas do Módulo II (clicando aqui), com Rodrigo Bravo, e do Módulo III (clicando aqui) , com Maria Vitória Laurindo Siviero. 

 

Julia Bac é formada em História (PUC/SP, 2004), em Artes Visuais (Centro Universitário Belas Artes/SP, 2009), especialista em História da Arte (FAAP/SP, 2007). Em 2010 foi contemplada com a High Potential Scholarship para o mestrado em Arte e Patrimônio na Universidade de Maastricht (Holanda, 2011). Na área literária, se formou no núcleo de ficção do Curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz (SP, 2018). Fez o CLIPE/Poesia da Casa das Rosas (SP, 2017). Publica seus poemas no blog papelpele.com e em zines que faz e distribui de maneira independente. Recentemente publicou o livro duas mortes pela editora 7letras.

 

Imagem: reprodução de Desenhando Mãos (1948), de M. C. Escher

 

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR