BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Curso

Grupo de Estudos | PATRIMÔNIO CULTURAL DA AV. PAULISTA E SEU TERRITÓRIO

Por Marcelo de Paiva e Maria Sabina Uribarren

07/05 19h | atividade realizada pela plataforma zoom

Terças-feiras, 7, 14, 21 de maio de 2024; sextas-feiras 7, 14, 21 de junho de 2-24, das 19h às 21h


O Centro de Pesquisa e Referência da Casa das Rosas orienta-se pelos dois pilares que definem a identidade institucional do museu: a) as transformações urbanas e sociais ocorridas a partir do Século XX na cidade de São Paulo e, em particular, na Avenida Paulista; e b) as transformações artísticas e literárias representadas pelos movimentos de vanguarda, destacando-se como seus agentes centrais as figuras de Ramos de Azevedo e do poeta Haroldo de Campos, cujo acervo a Casa das Rosas abriga. O grupo de estudos “Patrimônio e literatura no museu”, neste ano, será dedicado ao tema “Patrimônio cultural da Av. Paulista e seu território”.

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Inscrições: de 15 de abril a 3 de maio, no site da Casa das Rosas. Faça sua inscrição aqui.


Cronograma das atividades:
Dias 7, 14, 21 de maio:
De avenida das mansões a corredor cultural | Com Marcelo de Paiva


A Avenida Paulista é uma metonímia da cidade de São Paulo. Com o crescimento da cidade no tempo e no espaço ela adquiriu uma centralidade irresistível. Em seus poucos quilômetros de extensão, coabitam residências, órgãos públicos, centros financeiros, edifícios comerciais e equipamentos culturais, entre eles a Casa das Rosas. Conhecer a história da Avenida Paulista é conhecer a história de São Paulo. Sua posição estratégica, seu cenário urbano complexo, suas arquiteturas e monumentos, sua vitalidade econômica, sua apropriação social, suas expressões culturais e as disputas de que se tornou palco, tornaram a Avenida Paulista um marco físico e simbólico da vida paulistana. Esses três encontros são um convite a um olhar para a Avenida Paulista no tempo e no espaço e a pensar sobre o que ela significa para a cidade de São Paulo.


Marcelo de Paiva é historiador especializado em patrimônio cultural, história urbana e memória social. É curador da exposição virtual “Cartões Postais” que apresenta imagens da cidade de São Paulo no acervo do Museu Paulista. Foi membro da equipe de curadoria das exposições do projeto Novo Museu do Ipiranga. Foi professor e tutor do 7º Curso de Formação de Professores da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) da Unicamp com o tema “Patrimônio Cultural e Ensino de História: Desafios do e no tempo presente”. Já ofereceu diversos cursos e palestras sobre a história da cidade de São Paulo em instituições como o CPF-SESC, o CPC-USP e o Museu Casa Mário de Andrade. É formado em história pela FFLCH-USP, mestre e doutor pela FAU-USP.

Dias 7, 14, 21 de junho
Como definir, reconhecer e preservar um patrimônio cultural? | Com Maria Sabina Uribarren


O Patrimônio Cultural é um conceito indiscutivelmente presente em nosso cotidiano. A mídia, as redes sociais o convocam para discussões diuturnas, e muitas vezes os bens e práticas culturais que se enquadram como patrimônio acabam sendo entendidos como naturalmente confirmados nessa categoria, sem que percebamos que são consequência de um processo de valorização perpassado por ações bastante específicas e pautadas por interesses que às vezes se confrontam e envolvem a sociedade civil e os órgãos de preservação entre outros agentes. Os encontros deste módulo objetivam introduzir os conceitos que se articulam ao Patrimônio e discuti-los numa dinâmica construtiva, ao mesmo tempo que os associamos à própria história da preservação da Casa das Rosas e da Avenida Paulista.


Maria Sabina Uribarren é arquiteta com mestrado e doutorado pela FAU-USP sobre história do patrimônio cultural e pós-doutorado pelo MP-USP na linha “História do Imaginário”. É membro fundador do CICOP Brasil, ONG com a qual organizou congressos, seminários e atividades formativas na área de preservação do Patrimônio Cultural. É professora na Universidade Paulista, junto às disciplinas de História da Arquitetura e Patrimônio Cultural. Nessa e outras instituições – PROLAM, Casa das Rosas, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, UFABC, ministrou e coordenou seminários, palestras e workshops. Foi coordenadora do Núcleo de Valorização do Patrimônio do DPH da SMCSP.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR