BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Palestra

DESCOLONIZAR O PENSAMENTO MUSEOLÓGICO?

Por Com Bruno Brulon

16/05 19h às 21h | A palestra será realizada pela plataforma Zoom.

Alteramos a data do evento a pedido do ministrante Bruno Brulon. O encontro acontecerá quinta-feira, 16 de maio, das 19h às 21h.

 

Nas últimas décadas, o pensamento decolonial influenciou os museus e seus profissionais a pensarem criticamente sobre a colonialidade fundante dessas instituições modernas. Mas até onde avançamos com a descolonização dos museus e da museologia como área de pensamento? Quais os novos entendimentos dados aos museus a partir da reflexão crítica sobre a materialidade representada nos acervos e corpos que ocupam essas instituições? Vislumbrando uma possível descolonização do pensamento museológico, proponho uma retomada anticolonial dos museus como instâncias reflexivas em que se pode subverter a colonialidade por meio da musealidade crítica.

 

A atividade integra a 22ª Semana Nacional de Museus do Ibram. 

 

Bruno Brulon Soares é museólogo e antropólogo, professor na University of St Andrews, na Escócia, e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no Brasil. Entre 2019 e 2022, foi Presidente do Comitê Internacional para a Museologia (ICOFOM) e do Comitê Permanente para a Definição de Museu do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Possui diversas publicações com enfoque na história dos museus e da museologia, em museologias experimentais e nos usos políticos dos museus e do patrimônio, entre elas, o livro Pensar os museus; mito, história, tradição.

 

 A palestra será realizada pela plataforma Zoom.  Faça sua inscrição aqui.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR