BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook
 
NÚCLEO EDUCATIVO VISITAS EDUCATIVAS PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS MATERIAL DE APOIO
AO PROFESSOR
CONTATO

NOTÍCIAS

Dia das Mulheres - Como foi!?

A programação especial para o dia das mulheres foi um convite a reflexão da potencialidade da mulher na sociedade atual.

Começamos o dia com a contação de histórias "O Mundo no Black Power de Tayó" apresentada pela própria escrito Kiusam de Oliveira e o músico Paulo Silva. Com essa história houve maior reflexão de questões étnico-raciais e o preconceito existente em relação a cultura afro-descendente. A apresentação deu vazão para um intenso bate papo sobre a opressão não só da mulher mas, principalmente, da mulher negra. A escola foi muito discutida como sendo uma instituição que deveria prezar pelo respeito e valorização da diversidade mas que, infelizmente, ainda difunde o racismo mesmo que de maneira velada em alguns momentos. 

 

 

 

De tarde o coletivo Circular de Poesia Livre propôs um mergulho na poética de criação do universo feminino com exercícios de escrita livre e encerramento com sarau no hall da casa.

 

 

De tarde o coletivo Circular de Poesia Livre propôs um mergulho na poética de criação do universo feminino com exercícios de escrita livre e encerramento com sarau no hall da casa.

 

 

 

- Exercício de escrita espontânea e sem interrupções: algumas palavras foram citadas e o desafio foi utilizar cada uma para compor um texto escrito de acordo com a primeira ideia que vinha na cabeça. Era proibido apagar as frases ou fazer correções. As palavras foram: Liberdade, Eu, Terreno, Trepada, Água, Cintilante, Passo, Língua, Mulher.
 
Outro exercício foi coletivo. Sentados em círculo, as pessoas foram convidadas a escrever em diferentes pedaços de papel dois substantivo e um adjetivo. De posse destas palavras, cada um escolhia um substantivo para ser dado a quem estava à direita e o adjetivo seria entregue a pessoa da esquerda. Com apenas essas novas palavras cada um montou o título do poema a ser elaborado.

Depois de muitas criações, foi a hora do sarau de poesias. O universo feminino veio com tudo: a liberdade e autonomia da mulher em contraponto com os papéis que são "esperados" da mulher pelo senso comum da sociedade, a sexualidade, maternidade (e o direito da mulher em não ser mãe) e muitos outros assuntos dentro de um viés crítico.
 
 
 
A programação de hoje foi especial em função da importância dessa data, mas é fundamental que as ideias aqui compartilhadas sejam disparadoras de uma reflexão e posicionamento crítico que reverbere no cotidiano, em todos os atos, dias e existências.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA OUVIDORIA