object(mysqli_stmt)#3 (10) { ["affected_rows"]=> int(1) ["insert_id"]=> int(0) ["num_rows"]=> int(0) ["param_count"]=> int(1) ["field_count"]=> int(13) ["errno"]=> int(0) ["error"]=> string(0) "" ["error_list"]=> array(0) { } ["sqlstate"]=> string(5) "00000" ["id"]=> int(1) } Casa das Rosas
BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook
 
NÚCLEO EDUCATIVO VISITAS EDUCATIVAS PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS MATERIAL DE APOIO
AO PROFESSOR
CONTATO

NOTÍCIAS

Como foi?: Rincón del Arte - Curso para Professores

Sábado, 13 de agosto, 2016

 

A experiência com a mediação artística e cultural realizada nos ateliês de arte na Espanha foi o tema do Curso para Professores e Educadores que exibiu as experiências de arte e inclusão entre crianças, famílias e comunidades em Madri na Espanha.

               

Rita Ricardi Noguera apresentou, sobretudo, imagens e relatos sobre atividades elaboradas em galerias de arte com o auxílio de pais e crianças. Os trabalhos, elaborados com materiais levados pelos participantes, depois de prontos eram expostos no espaço da galeria. Assim, materiais como recortes de panos eram convertidos em animais que depois, eram desenhados pelas crianças.

 

 

 

 

 

 

 Outras experiências importantes também foram narradas, como a realizada em parceria com a Fundação Khanimambo: ¡Levantate Mujer! Foi o nome da atividade que consistia na realização de uma obra feita de mãos de africanas em cartazes. O questionamento abordado pelo trabalho era: “O quê você gosta de fazer que poderia ajudar as pessoas?”               

 

Rincón del Arte acabou por ser uma excelente oportunidade para apresentar e discutir protagonismos, curadoria e ocupação de espaços expositivos por adultos e crianças.

 

 

 

Referências:

BARBOSA, A.M. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2012, 7ª ed.

____________ A Imagem no Ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1998.

 

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane G. (org.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

 

LÓPEZ FDZ. CAO, M. y PASTOR PRADA, R. El arte como conocimiento. Sentir y dibujar plantas. Elizabeth Blackwell, Merianne Sybile Mariam, Margaret Mee, Marianne North, Loïe Fuller. Madrid: Eneida, 2012.

 

NOGUERA, R: (2013) Experiências de arte e inclusão: integrando crianças e famílias nos ateliês de San Fernando. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3137. Acesso: 05/03/2016.

 

SYMES, RUTH. Harriet Baila. Barcelona: Trapella Books, 2010.

 

TRAVESET, M.V. Pedagogía sistémica, Fundamentos y práctica. Sèrie: Atenció a la diversitat / Educació especial/ Orientació i tutoria. Barcelona, Collecció: Ed.Graó, 238, 2000.


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA OUVIDORIA