BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook
 
NÚCLEO EDUCATIVO VISITAS EDUCATIVAS PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS MATERIAL DE APOIO
AO PROFESSOR
CONTATO

NOTÍCIAS

Como foi?: Oficina para Guias e Agentes de Turismo com o "Ocupeacidade"

São Paulo, 22 de Agosto de 2015.  

 

Na mais recente edição da Oficina para Agentes Agentes, Guias e Estudantes de Turismo o coletivo Ocupeacidade foi convidado para discutir a cidade enquanto espaço de convívio com a diversidade e os fenômenos efêmeros que os seus habitantes vivenciam como atores de um mesmo lugar.
Na primeira parte do encontro, o coletivo mostrou como suas intervenções discutem a cidade como território de disputa, desigualdades e mobilidade. 

 

 

 

O público pôde assistir ao registro de uma intervenção que o grupo realizou na cidade de São Paulo. 

Na segunda parte do encontro, o Ocupeacidade convidou todos a realizarem um exercício de deriva pelo entorno da Casa das Rosas. A ideia era que o trajeto começasse de pontos distintos e, a partir daí, seguir algumas coordenadas, como por exemplo “virar à esquerda” ou “virar a segunda rua à direita”. Como haviam muitos participantes, várias pessoas partiram do mesmo ponto inicial.  O interessante é que, mesmo com as mesmas orientações de direção e pontos de partidas iguais, o itinerário realizado por uma pessoa foi distinto da outra graças ao acaso e os modos de cada um se envolver com o espaço ao seu redor.  

Ao retornar à Casa das Rosas, cada participante teve a sua disposição papel, canetas e carimbos para registrar visualmente essa vivência.

 

 

 

 

 

Depois, abrimos para o compartilhamento desta ação. A quantidade de depoimentos mostrou o quanto essa ação despretensiosa provocou um rico momento de observação sobre o acaso que a rua oferece.

 


 

 

 

 

  

Muitos iniciaram seu caminhar com um olhar de interrogação, como se indagassem “afinal, para quê essa caminhada, qual o seu objetivo? O quê olhar, o quê buscar?” Após a conversa final, essas perguntas se silenciaram ou, talvez, mostraram o quanto a nossa relação com a cidade está muito pautada na funcionalidade do viver, na cidade funcional .

 

 

 

 

 


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA OUVIDORIA