object(mysqli_stmt)#3 (10) { ["affected_rows"]=> int(1) ["insert_id"]=> int(0) ["num_rows"]=> int(0) ["param_count"]=> int(1) ["field_count"]=> int(13) ["errno"]=> int(0) ["error"]=> string(0) "" ["error_list"]=> array(0) { } ["sqlstate"]=> string(5) "00000" ["id"]=> int(1) } Casa das Rosas
BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook
 
NÚCLEO EDUCATIVO VISITAS EDUCATIVAS PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS MATERIAL DE APOIO
AO PROFESSOR
CONTATO

NOTÍCIAS

Como foi?: Oficina Brincando de Reciclar

Domingo, 16 de outubro de 2016

 

Neste ano realizamos mais uma edição da oficina Brincando de Reciclar realizada em parceria com o designer Flávio Astarrito.

 

Partindo das ideías contemporâneas , Flávio apresenta para crianças e jovens o conceito dos três erres (3Rs) – reduzir, reutilizar e reciclar. A oficina teve como objetivo estimular o público a questionar como produzimos um objeto, sua origem primária é necessariamente industrial, qual é o meu momento-final, seu pós-uso não projetado inicialmente?

 

 

 

 

O lixo configura-se como a única matéria prima em constante crescimento no mundo (CARDOSO, Rafael) e, por meio dessa missiva, utilizamos objetos de descarte desde garrafas pet, latas, tampinhas e papéis a caixas e cordéis para a elaboração de brinquedos e outros instrumentos que os participantes quisessem fazer: tudo numa corrente que cresce cada dia mais nas cidades do mundo – os Fablabs: laboratórios de design que exploram a criação experimental como eixo de desenvolvimento projetual.

 

 

 

 

A partir de materiais de coleta, dentre eles, tubos de papel, garrafas pet, potes com tamanhos diferenciados e diversas embalagens propôs-se aos participantes que por meio de uma samblagem criassem novos objetos voltados à diversão carregados de um novo caráter simbólico e de uma pergunat-chave: podemos, ainda hoje, criarmos nossos próprios brinquedos?

 

 

Todos se divertiram muito e os resultados foram além de cativantes: instigantes! Flávio deu apoio a todos os participantes de maneira orientada e paciente, indicando as possibilidades e potências que cada material e forma possuem para a criação das peças e resultados esperados.

 

Nste dia também contamos com a ilustre presença de uma visitante habitual - Maria - que cria caixinhas com doces a partir de embalagens de Tetrapak. Neste dia Maria trouxe uma porção de caixinhas para colaborar com a oficina incentivando o público a ver mais uma das possibilidades das criações dos pós-objetos.

 

 

 

 


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA OUVIDORIA