BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook
 
NÚCLEO EDUCATIVO VISITAS EDUCATIVAS PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS MATERIAL DE APOIO
AO PROFESSOR
CONTATO

NOTÍCIAS

Como foi?: Meditação em Versos e Rosas

São Paulo, 06 de Setembro de 2015. 

 

Neste domingo a Casa das Rosas foi testemunha de como a meditação pode proporcionar um momento de harmonia mesmo num contexto com diversos estímulos e variantes.

O projeto Meditação com Tambores foi convidado pelo Núcleo Educativo para celebrar o mês que abre a primavera. Assim, a equipe deste projeto elaborou uma apresentação que liga poesia, rosas e meditação. Parece difícil imaginar tal proposta, ainda mais quando a meditação se utiliza da batida do tambor. Mas, se pararmos para pensar, faz todo sentido: se a meditação evoca um mergulho interior, o pulsar do nosso coração pode ser nosso “tambor” interno, os tambores neste projeto soam no ritmo desta batida profunda e contínua. Eis aí o princípio da proposta.

Seja pela curiosidade ou pela vontade de meditar, muitas pessoas vieram no dia de hoje para conferir o resultado desta mistura.

 

Antes de começar a meditação, fizemos exercícios para ativar as cordas vocais e o corpo para ampliar o contato com o interior de cada um.   

 

 

 

 

 

Após algumas cantigas de roda, um trovão anunciou a chuva que chegaria. Apesar da previsão do tempo apontar metade de chance de precipitação, arriscamos apresentar o evento no jardim para potencializar nosso contato com as rosas. Como a chuva veio para ficar, transferimos o evento para dentro da Casa das Rosas. Enquanto todo público se acomodava no hall principal e na varanda coberta, as integrantes entoavam os tambores cantando “Chovendo na Roseira” (Tom Jobim), música perfeita para a ocasião.

 

 

 

 

Depois da adaptação ao novo espaço, retomamos a meditação e o grupo narrou o conto “Eros e Psiquê”, de Fernando Pessoa, marcando o ponto alto da apresentação. Mesmo com pouco espaço, o público permaneceu firme na proposta de vivenciar a meditação e viajar na poesia.

 

 

Ao fim da apresentação muitos aplausos e agradecimentos mostraram que o esforço de ficar valeu à pena e que, até mesmo as próprias intempéries potencializaram o exercício, uma vez que o público não se deixou levar pelos imprevistos. Esta edição do projeto Meditação com Tambores na Casa das Rosas foi um belo exemplo de que a prática da meditação é um convite de entrega a nos mesmos e encontros cada vez mais acolhedores. Afinal, se há paz interna ela persiste ao nosso redor. 

 

 

 

 

 

 

 


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA OUVIDORIA