BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook
 
NÚCLEO EDUCATIVO VISITAS EDUCATIVAS PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS MATERIAL DE APOIO
AO PROFESSOR
CONTATO

NOTÍCIAS

Como foi?: Faz do Colo Uma Casa

São Paulo, 05 de Julho de 2015. 

 

Nesta  Edição do Faz do Colo uma Casa abordamos temáticas como a mobilidade e a vivência de mães e pais com seus pequenos em que, ambientes muitas vezes, não são acolhedores e preparados a receber crianças pequenas e seus pais.

 

E pra não perder o jeito a gente vai exercitando novas maneiras de acolher esse público tão especial. De maneira a que os bebês e as crianças sejam protagonistas dessa história e, tendo em vista a invisibilidade desse público na grande maioria dos centros culturais e museus, o Núcleo Educativo tem procurado aprimorar cada vez mais a visita pensando em novos roteiros e possibilidades para um atendimento ainda mais divertido.

 

 

Através de uma discussão breve buscamos reflexionar quais são os entraves e possibilidades de lugares e atividades que dispõem de infraestrutura e equipe para pensarmos espaços e ações que privilegiem mães, pais e seus filhos recém-chegados.

 

Realizamos uma deambulação pela Casa com a proposta de apresentá-la aos bebês assim como apresentamos nossas casas às crianças quando chegamos da maternidade, realizando um processo de conhecimento do espaço, suas características e detalhes particulares.

 

 

Aproveitamos para reunirmos numa sala explorando alguns materiais intrigantes: papéis celofane de diversas cores e texturas, tecidos, brinquedos, instrumentos musicais, fitas e imagens, tudo regado a muita diversão curiosidade.

 

No decorrer da visita fotografamos inúmeros retratos dos pais e seus filhos que foram impressos e dados aos pequenos para que eles intervissem na imagem como bem quisessem: desenhando, riscando, pintando, dobrando... Imagens que tornaram-se um cartão-memória, um cartão-postal da primeira visita que realizaram ao Museu!

 

 

 

 

Essas imagens foram enviadas por correio para a casa das famílias para que se recordem deste momento e da chance de poder ir ao Museu com seus pequenos!

 

Se você quiser conhecer a casa com acompanhamento de um educador e trouxer bebê ou criança pequena junto, todos serão muito bem recebidos. Lembre-se de agendar com o Núcleo Educativo para garantir a disponibilidade de acompanhamento do setor, entre em contato pelo e-mail: educativo@casadasrosas.org.br.
 
*Trecho do fanzine “Haikais de Bebês, Mães e Pais”, de Ricardo Mello (Recife, 2012).

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA OUVIDORIA