object(mysqli_stmt)#3 (10) { ["affected_rows"]=> int(1) ["insert_id"]=> int(0) ["num_rows"]=> int(0) ["param_count"]=> int(1) ["field_count"]=> int(13) ["errno"]=> int(0) ["error"]=> string(0) "" ["error_list"]=> array(0) { } ["sqlstate"]=> string(5) "00000" ["id"]=> int(1) } Casa das Rosas
BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook
 
NÚCLEO EDUCATIVO VISITAS EDUCATIVAS PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS MATERIAL DE APOIO
AO PROFESSOR
CONTATO

NOTÍCIAS

COMO FOI?: ENCONTRO COM JOVENS ATENDIDAS PELO PAMI/FUNDAÇÃO CASA.

Em Outubro de 2015 o Núcleo Educativo da Casa das Rosas estabeleceu duas ricas experiências com jovens internas da Fundação Casa Chiquinha Gonzaga atendidas pelo PAMI, Programa de Acolhimento Materno Infantil. Este programa é voltado para jovens da Fundação Casa que estão gestantes ou no período de licença maternidade.

 

 

 

 

 

 

Nosso primeiro encontro foi na própria ala onde as mães e seus filhos permanecem e cuidam da gestação ou dos seus bebês. Para iniciar este contato, nos apresentamos, contamos um pouco de onde viemos, apresentamos a intenção daquela visita além de buscarmos conhecê-las.

Após este acolhimento, propomos a cada uma a confecção de cartões postais e contextualizamos a existência da arte postal como uma prática muito utilizada no cenário artístico brasileiro da década de 70. Vários materiais foram disponibilizados como revistas, colas canetas diversas e os próprios postais. A correspondência por meio de cartas e postais têm sido cada vez menos praticada e, provavelmente, essa atividade foi feita pela primeira vez pela maioria das participantes.

 

 

Além de ser uma suposta novidade para todas, esta proposta buscou externar o posicionamento e os desejos e colocar em contato com o espaço e pessoas que estão fora do contexto delas.

 

 

Mesmo deixando-as livres para participar ou não da ação todas aceitaram a propostas. Ao longo da atividade as garotas foram se sentindo mais à vontade para compartilhar suas mensagens. De uma forma geral, todas manifestaram ao seu jeito, mensagens saudosas de afeto e notícias sobre este momento tão particular em suas vidas. Alguns postais receberam “carimbos” de tinta feitos com a mão ou o pé dos filhos.  Ao final deste encontro fomos convidadas pelas jovens à repetirem a visita com mais atividades. Este desfecho foi um recado que levamos com muita satisfação e já saímos de lá planejando um próximo contato.

  

Ainda em outubro um segundo encontro aconteceu. Por acreditarmos que a ideia de “liberdade” esteja frequentemente presente na reflexão dessas jovens este momento continuou buscando o diálogo com o “mundo” externo. Desta vez a novidade foi a vinda delas à Casa das Rosas. Infelizmente nem todas vieram mas quem esteve presente trouxeram seus filhos. A atividade seguiu a mesma abordagem das visitas “Faz do colo uma casa”, voltadas para pais, bebês ou seus cuidadores. Primeiramente iniciamos com um acolhimento em uma sala reservada onde contamos a história da Casa utilizando imagens e poemas.

 

Depois foi o momento de explorar a Casa observando e interagindo com o jardim e com os espaços internos do Museu.

 

 

Encerramos nosso encontro entregando cestinhas carregadas de doces. Essas lembranças foram gentilmente confeccionadas pela Dona Maria frequentadora assídua da Casa e amiga fiel do Núcleo Educativo. Para nós, os olhares risonhos dos pequenos e das suas mães foram nossas melhores lembranças.

 

  

 

 


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR