BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook
 
NÚCLEO EDUCATIVO VISITAS EDUCATIVAS PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS MATERIAL DE APOIO
AO PROFESSOR
CONTATO

MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR

Poéticas do Olhar, do Dizer, do Pensar Encontro

Material usado por Neide Almeida em sua participação no ciclo "Conversas abertas", série de encontros mensais para professores e educadores em geral em que são abordados diferentes aspectos relacionados a educação não formal, inclusão e diversidade cultural, a partir dos eixos temáticos da Casa das Rosas, tais como poesia, memória e patrimônio cultural. Convidada para o primeiro ciclo, Neide participou com tema "Poéticas do olhar, do dizer e do pensar", estimulando a reflexão a respeito de perspectivas e de poéticas de mulheres negras que atuam nas áreas de educação e gestão cultural.


Baixar Arquivo



Dobradura poética

Este material tem o objetivo de apoiar professores na ampliação da ideia do que é poesia e retirá-la do âmbito exclusivamente literário, incluindo a dimensão física e visual e dos sentidos da palavra, ou seja, a inclusão da casualidade e da participação ativa do leitor é um dos conceitos fundamentais defendidos pelo movimento da poesia concreta.


Baixar Arquivo



Pistas do passado

Este material tem o objetivo de apoiar professores interessados em fazer estudo do meio com seus educandos, por meio da pesquisa de plantas e/ou mapas do bairro e arredores da escola e diversas pistas com dicas e informações sobre a região. O objetivo é unir a observação, entrevista e busca de vestígios que possam apontar para a historicidade local, seu passado e suas Histórias guardadas na memória dos moradores e nas construções. Este exercício viabiliza a possibilidade do educando desenvolver uma pesquisa muito envolvente, pessoal e subjetiva além de exercitar sua capacidade de pesquisa, autonomia e protagonismo no processo educativo.


Baixar Arquivo



Que som a palavra tem

Este material tem o objetivo de apoiar a professores de língua portuguesa na ampliação da ideia trazida pelos poetas concretos de explorar a palavra e integrar aspectos físicos/concretos do som, da visualidade e do sentido das palavras (verbivocovisual). A proposta seria mostrar exemplos de trabalhos dos poetas que trabalham a oralidade na poesia. Poderiam ser mostrados exemplos do Haroldo de Campos declamando os poemas e trabalhos como Pulsar e Circuladô de Fulô.


Baixar Arquivo


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Quarta a sábado, das 12h às 16h
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA OUVIDORIA