Material usado por Neide Almeida em sua participação no ciclo "Conversas abertas", série de encontros mensais para professores e educadores em geral em que são abordados diferentes aspectos relacionados a educação não formal, inclusão e diversidade cultural, a partir dos eixos temáticos da Casa das Rosas, tais como poesia, memória e patrimônio cultural. Convidada para o primeiro ciclo, Neide participou com tema "Poéticas do olhar, do dizer e do pensar", estimulando a reflexão a respeito de perspectivas e de poéticas de mulheres negras que atuam nas áreas de educação e gestão cultural.
Este material tem o objetivo de apoiar professores na ampliação da ideia do que é poesia e retirá-la do âmbito exclusivamente literário, incluindo a dimensão física e visual e dos sentidos da palavra, ou seja, a inclusão da casualidade e da participação ativa do leitor é um dos conceitos fundamentais defendidos pelo movimento da poesia concreta.
Este material tem o objetivo de apoiar professores interessados em fazer estudo do meio com seus educandos, por meio da pesquisa de plantas e/ou mapas do bairro e arredores da escola e diversas pistas com dicas e informações sobre a região. O objetivo é unir a observação, entrevista e busca de vestígios que possam apontar para a historicidade local, seu passado e suas Histórias guardadas na memória dos moradores e nas construções. Este exercício viabiliza a possibilidade do educando desenvolver uma pesquisa muito envolvente, pessoal e subjetiva além de exercitar sua capacidade de pesquisa, autonomia e protagonismo no processo educativo.
Este material tem o objetivo de apoiar a professores de língua portuguesa na ampliação da ideia trazida pelos poetas concretos de explorar a palavra e integrar aspectos físicos/concretos do som, da visualidade e do sentido das palavras (verbivocovisual). A proposta seria mostrar exemplos de trabalhos dos poetas que trabalham a oralidade na poesia. Poderiam ser mostrados exemplos do Haroldo de Campos declamando os poemas e trabalhos como Pulsar e Circuladô de Fulô.
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