BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Notícias

Felipe Hirsch antecipa trecho de peça e celebra poeta Haroldo de Campos na Casa das Rosas
22/08/2016

Pela primeira vez, o tradicional evento anual Hora H também ocorrerá na Casa Guilherme de Almeida e inclui lançamento de livro sobre o escritor para público juvenil

 

Desde 2003, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura organiza um evento em homenagem ao poeta paulistano Haroldo de Campos: o Hora H. O destaque este ano, nos dias 27 e 28 de agosto, será o experimento teatral Concreto, criado sobre poemas de Haroldo de Campos, em particular os que o poeta dedicou à cidade de São Paulo. É também a partida do novo trabalho do badalado diretor de teatro Felipe Hirsch e os Ultralíricos sobre a maior cidade do Brasil.

 

Este ano, o Hora H ocorrerá também, pela primeira vez, na Casa Guilherme de Almeida, no dia 3 de setembro – o HC Entremundos. Com curadoria de Cid Campos e Ivan de Campos, o evento é celebrado no mês de nascimento e morte de Campos. Além do lançamento do livro De gatos a galáxias – trajetória poética de Haroldo de Campos, para o público juvenil, haverá show acústico de Cid Campos, acompanhado por um trio jazzístico.

 

Confira a programação completa e gratuita:

HORA H 

Sábado, 27 de agosto

17h: Lançamento do livro De gatos a galáxias – trajetória poética de Haroldo de Campos Mesa-redonda: João Bandeira e Beatriz Antunes

O livro (Risco Editorial) é uma publicação do Centro de Referência Haroldo de Campos (Casa das Rosas) e apresenta o poeta, crítico e tradutor Haroldo de Campos para um público em formação escolar, apresentando uma forma breve e didática de sua vida e do contexto em que escreveu, além de trazer uma antologia concisa de sua obra.

20h: Acústico Cid Campos

Show acústico de Cid Campos, acompanhado pelo trio jazzístico formado por Felipe Ávila (guitarra), Robertinho Carvalho (baixo) e Alê Damasceno (bateria), interpretando suas músicas compostas em parceria com Haroldo e Augusto de Campos e Ronaldo Azeredo. Num repertório que vai do blues ao experimental, Cid traz uma série de poemas e traduções por ele musicalizadas.

Domingo, 28 de agosto

14h: Do caos ao canto: resistência e pós-utopia em "a musa não se medusa" de Haroldo de Campos Mesa-redonda: Diana Junkes e Nelson Ascher

Leitura do poema “a musa não se medusa”, de Haroldo de Campos, publicado em entremilênios.

16h: Recital Hora H Com: Nelson Ascher, João Bandeira, Ivan de Campos, Claudio Daniel, Reynaldo Damazio, Julio Mendonça, Donny Correa, Diana Junkes, Simone Homem de Mello e Marcelo Tápia.

Uma jornada através da poesia de Haroldo de Campos.

 

19h: CONCRETO – Experimento teatral de Felipe Hirsch

20 minutos - Sujeito à lotação

CONCRETO é um experimento criado sobre poemas de Haroldo de Campos, em particular os que o poeta dedicou à cidade de São Paulo. É também a partida de um novo trabalho de Felipe Hirsch e os Ultralíricos sobre a maior cidade do Brasil. 

Projetos Ultralíricos 7
Direção Geral - Felipe Hirsch

Música escrita, arranjada e dirigida por Arthur de Faria; Iluminação: Beto Bruel; Preparação Vocal: Simone Rasslan; Idealização e Direção Geral: Felipe Hirsch; Produção Internacional: Ricardo Frayha; Produção Executiva: Bruno Girello; Direção de Produção: Luís Henrique (Luque) Daltrozo

 

HC ENTREMUNDOS - EVENTO ASSOCIADO NA CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Sábado, 3 de setembro, a partir das 14h

Concepção: Andrea Lombardi, Lucia Santaella e Simone Homem de Mello Parceria: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e com projeto ESTTRADA (Rio de Janeiro)

14h: Abertura

14h30: Haroldo de Campos professor Mesa-redonda: José Luiz Goldfarb, Leda Tenório da Motta, Lucia Santaella e Susana Kampff Lages

Haroldo de Campos foi um dos idealizadores do Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP até 1989. A mesa composta por alunos e colegas do poeta, reunirá informações sobre essa faceta pouco abordada de sua múltipla atuação e incluirá a exibição de material audiovisual sobre sua atividade docente.

16h30: Obras abertas – Haroldo e Umberto Eco Mesa-redonda: Lucia Santaella

A mesa abordará a relação de Haroldo de Campos com o escritor e semioticista italiano Umberto Eco.

 

18h: Traduzione. Transcreazione Mesa-redonda e lançamento de livro: Andrea Lombardi, Gaetano D´Itria, Marcelo Tápia e Sergio Bessa (de Nova York, por videoconferência)

Lançamento da edição italiana de oito ensaios de Haroldo de Campos sobre tradução literária, organizada e traduzida por Andrea Lombardi e Gaetano D’Itria, com introdução de Umberto Eco, a mesa discutirá a difusão internacional da obra ensaística de Campos e sua tradução para outras línguas.

 

19h30: Poesia transcriada

Recital de textos poéticos traduzidos por Haroldo de Campos, com participação dos convidados presentes.

 

SERVIÇO:
Hora H

Sábado e domingo, 27 e 28 de agosto, às 17h e às 14h
Local: Casa das Rosas, Av. Paulista, 37

HC Entremundos
Sábado, 3 de setembro, a partir das 14h
Local: Casa Guilherme de Almeida, R. Macapá, 187 - Perdizes


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR