BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Notícias

Casa das Rosas inicia obras de restauração em 2020
12/12/2019

O imóvel do museu Casa das Rosas, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estadogerenciado pela Poiesis, será restaurado. As obras do espaço instalado no casarão, conhecido como um dos principais símbolos turísticos e de preservação da memória da capital paulista, serão iniciadas no primeiro semestre de 2020 e terão 80% de seu valor total custeado por recursos obtidos junto ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça - o projeto de restauro foi inscrito e selecionado para receber o investimento, que devolve à sociedade valores arrecadados em decorrência de multas, acordos e condenações judiciais. Os outros 20% serão custeados pelo Governo do Estado. A obra tem custo total de R$ 4,2 milhões e previsão de realização em dois anos.

 

“Potencializar e fomentar recursos para a cultura por meio de parcerias como esta é uma das principais diretrizes do Governo do Estado de São Paulo. Com os recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos será possível realizar uma reforma completa, interna e externamente, recuperando as características originais e preservando o

 

 

imóvel, sem interrupção das atividades do museu”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado Sérgio Sá Leitão.

 

 

 

Aprovado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), o projeto será executado pelo Departamento de Obras da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e tem como objetivos principais recuperar as características originais do imóvel construído na década de 1920 e aprimorar sua funcionalidade como espaço público de cultura.

 

Instalado no casarão conhecido como um dos principais símbolos turísticos e de preservação da memória da capital paulista, a Casa das Rosas completou 15 anos em dezembro, contabilizando cerca de 447.809 visitantes em 2019. “A crescente visitação e o restauro do museu são exemplos claros de que a parceria entre os Governos e a Sociedade Civil só tendem a beneficiar a sociedade que pode ter acesso a serviços com alta qualidade, tanto do ponto de vista da programação quanto da preservação do espaço”, afirma Clovis Carvalho, diretor executivo da Poiesis.

 

Durante o período de restauro, os objetos abrigados no museu, inclusive seu acervo museológico, serão devidamente acondicionados em reserva técnica, e o acervo bibliográfico Haroldo de Campos – a biblioteca que pertenceu ao poeta – permanecerá preservado e à disposição dos pesquisadores em ambiente preparado para esse fim no edifício da POIESIS – Organização Social de Cultura, localizado no Bom Retiro (Rua Lubavitch, nº 64), centro de São Paulo.

 

Casa das Rosas mantém programação ativa e gratuita

O projeto de restauro do imóvel da Casa das Rosas está alinhado com o tema “Compondo memórias”, adotado para a programação 2020 da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo. Durante as obras, as atividades educativas e culturais seguem acontecendo no jardim do museu, que será especialmente preparado para receber visitas, oficinas e outras atividades, incluindo ações voltadas ao tema da preservação do patrimônio histórico material e imaterial. Será montada uma tenda no jardim para as atividades, além de exposta no pergolado uma mostra sobre a casa e o processo de restauro; no orquidário, serão realizadas as ações do educativo. Todas as atividades permanecerão gratuitas e serão divulgadas no site www.casadasrosas.org.br.

Parte da programação do museu também será acolhida pelos outros espaços que integram a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo – a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade – e por instituições parceiras, que disponibilizarão seus espaços para uso.

Segundo o diretor da Rede de Museus-Casas Literários, Marcelo Tápia, “já está em elaboração um intenso programa de atividades da Casa das Rosas a ser oferecido após o início das obras de restauro, que manterá o local em atividade e estenderá o alcance das realizações do museu por meio de outras instituições. Todo o esforço empregado ao longo dos anos, com sucesso, para a difusão da poesia e da literatura, bem como para a formação de leitores e escritores, prosseguirá com as atuais perspectivas de crescimento”.


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA OUVIDORIA