25/03/2015
O que qualquer frequentador de exposição sempre sonhou: poder tocar nos objetos e até brincar com eles. Não em todos, mas na maioria. É o que permite a mostra Poemas Multimídia de Paulo Aquarone, que estreia no dia 7 de abril no museu Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
Com humor, inteligência, criatividade e sensibilidade, Aquarone cria objetos cênicos a partir das palavras para compor uma espécie de poesia física, visual, que instiga as pessoas a brincarem com cubos, quadros e outros brinquedos. Tem até uma pegadinha divertida logo na entrada. São o que ele chama de poemas multimídia, criados entre os anos de 1997 e 2014, através de objetos, vídeos e instalações, nos quais se destaca o lado lúdico de cada poesia, instigando o espectador a interagir com as obras.
Impossível ficar parado, não tentar brincar de formar palavras, perceberque letra está faltado no quatro etc. Segundo Rui Moreira Leira, as peças de Aquarone se articulam a partir de formas e objetos relacionados a sinais e palavras, como no caso da imagem de PERTO/LONGE (2012), obtida com o auxílio de uma lupa, ou o poema Dois (2013), formado por duas peças de quebra cabeças: identificadas pelas letras U e M, respectivamente.
Também serão expostos os poemas CO(M)PLETE (2006), PARTES (2005), Volta (2007), Dentro (1999), Alvo (2002), Caixa de interrogação (2004) e Autorretrato (2000). Outra série de trabalhos que será exibida é constituída por vídeo poemas, compostos a partir das mesmas indagações sobre palavras, representação e sentido, mas incorporando luz e movimento.
Paulo Aquarone é poeta multimídia brasileiro. Produz desde a década de 1990 trabalhos poéticos com apelo visual buscando diversas mídias, entre elas objetos, instalações, vídeos e objetos interativos. Já expôs seus poemas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Lisboa, entre outras cidades, e publicou seus trabalhos em diversas revistas impressas e eletrônicas no Brasil, Espanha, Argentina e México.
Serviço: Mostra – Poemas Multimídia
De 7 a 26 de abril
Por Paulo Aquarone
Entrada gratuita.
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.