BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Curso

PÁGINAS ABERTAS - DA POESIA AO ESGOTO: EUGENIO MONTALE

Por Patrícia Peterle

13/10 19h | atividade realizada pela plataforma zoom

Quintas-feiras, 13, 19 e 27 de outubro e 3 de novembro de 2022, das 19h às 21h . O segundo encontro, 19 de outubro, será na quarta-feira

 

PÁGINAS ABERTAS

 

Nesta série, livros, autores e temas que foram referências importantes para o pensamento e a obra de Haroldo de Campos são destacados de seu acervo, mostrados ao público e abordados em cursos e palestras.

 

DA POESIA AO ESGOTO: EUGENIO MONTALE

 

Eugenio Montale (1896-1981) foi um poeta e intelectual que marcou a cultura italiana do século XX e é uma das maiores referências para a poesia italiana mais recente. A proposta deste curso é oferecer um percurso pela obra de Montale para entender como sua relação com o poético vai se modificando ao longo dos anos. Os quatro encontros terão como foco os seguintes tópicos: 1) O diversificado mundo de Montale: poeta, intelectual, prosador, jornalista e tradutor; 2) Fraturas e resíduos; 3) o esgarçamento da palavra: memória e invenção; 4) “poesia e esgoto: dois problemas nunca separados”.

 

Atividade realizada virtualmente, pelo Zoom. Faça sua inscrição online, neste link . Serão emitidos certificados aos inscritos que participarem de 75% dos encontros.

 

Patricia Peterle é poeta, crítica literária, tradutora e professora de literatura italiana na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua também na Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo. É pesquisadora do CNPq com Pós-doutorado em História pela UNESP e em Poesia Italiana pela Università di Genova. Traduziu textos de Giovanni Pascoli, Giorgio Caproni, Enrico Testa, Eugenio De Signoribus, Maria Grazia Calandrone, Andrea Zanzotto, Giorgio Agamben, Roberto Esposito, Franco Rella. Escreveu e organizou diversos ensaios publicados no Brasil e na Itália. Publicou poemas em revistas como Acrobatas, Mallamargens, Ruído Manifesto e na revista italiana Smerilliana. Alguns de seus livros são No limite da palavra: percursos pela poesia italiana (7Letras, 2015) e A palavra esgarçada: poesia e pensamento em Giorgio Caproni (Rafael Copetti Editor, 2018).

Imagem: Eugenio Montale (domínio público)

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3673-1883 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
O museu está sendo restaurado. Durante o período do restauro, o jardim funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR