BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

PAULISTA CULTURAL 2020

30/11 das 11h às 18h

Domingo, 29 de março de 2020, das 11h às 18h

 

Confira a programação da Casa das Rosas para o terceiro ano de Paulista Cultural – uma iniciativa conjunta das instituições culturais da Avenida Paulista –, com atividades que vão desde a reflexão sobre memória e patrimônio, usando como referência a própria história do edifício do museu, até apresentações e performances com muita literatura e poesia.

 

11h – Palestra: CASA DAS ROSAS: local de memória 

Com Alexandra Rocha

 

Essa breve palestra abordará o histórico do edifício do Museu, originalmente desenhado por Ramos de Azevedo para ser moradia de sua filha Lúcia, e o desenvolvimento da noção desse imóvel como lugar de memória da cidade de São Paulo.

 

Alexandra Rocha é coordenadora dos núcleos educativos da Rede de Museus-Casas Literários de S. Paulo. Bacharel em Artes Plásticas pela ECA-USP (1998), atua nas áreas de cultura e de arte-educação há 25 anos, em museus e espaços culturais em São Paulo.

 

13h – SLAM CAPÃO

 

Ganhador do Torneio de Slams do Festival Estéticas da Periferia 2019, o Slam Capão é um coletivo caracterizado pelo acesso à literatura periférica e seu empoderamento por meio da poesia. As batalhas de poesia são realizadas mensalmente na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, aos sábados. Esta edição especial do Slam na Casa das Rosas incluirá o lançamento do livro Transcrevendo a Marginalidade, da poeta Jessica Campos.

 

15h – Para as crianças de todas idades: ALVIMAR, O CAIPIRA PARANORMAL

Com Álvaro Lages

 

O Caipira Alvimar é um palhaço paranormal que agrega pessoas para mostrar suas habilidades de ilusionismo. Busca na interação com a plateia, mostrar seus poderes e apresentar seus dons sobrenaturais. Entre várias tentativas de demonstrar sua paranormalidade, realiza números de ilusionismo com perfeição e destreza em alguns momentos, e em outros tenta números mais atrapalhados, mas que na confusão das tentativas, garantem a diversão da peça.

 

14h às 17h - PEGUE LIVROS!

O Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas promove a doação de centenas de livros de diversos gêneros e autores, para leitores de todas as idades e gostos. Cada visitante poderá escolher e levar até 3 livros, gratuitamente.

 

15h - Performance-instalação: PALABRERÍA FEMINISTA

Com Luiza Romão, Fernanda Machado e Sofia Boito

Local: Itaú Cultural

 

Três performers mulheres leem continuamente poemas, artigos, cartas e materiais textuais de artistas latino-americanas. Por meio de dinâmicas de fala, ora individual ora coletivamente, a performance cria uma paisagem sonora variada, reconfigurando o espaço público de passagem – halls, bibliotecas, jardins, áreas de convivência e/ou corredores.

 

16h - OCUPANDO O JARDIM: tarde de jogos

Com Núcleo de Ação Educativa da Casa das Rosas

 

A partir de jogos propostos pelo Núcleo Educativo, os participantes poderão conhecer mais sobre a Casa das Rosas e as histórias que compõem a memória deste espaço.

 

17h – CANTA A POESIA: CORAL DA CASA DAS ROSAS

Direção musical: Adilson Rodrigues

O projeto Canta a poesia – desenvolvido pelo Coral da Casa das Rosas – tem como foco a musicalização e a interpretação de poemas de autores brasileiros clássicos e de autores desconhecidos do grande público.

 

 

Imagem: foto de André Hoff

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo