BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Diversos

PAULISTA CULTURAL

11/03 a partir das 10h

Domingo, 11 de março de 2018, a partir das 10h

 

Para o evento Paulista Cultural, a Casa das Rosas preparou um programa baseado nos dois focos que a caracterizam: o patrimônio histórico e arquitetônico representado pelo casarão, que é emblemático das transformações da Avenida Paulista, e a ampla atuação do museu no campo da literatura.

 

10h – Apresentação do Coral da Casa das Rosas

 

O Coral da Casa das Rosas, cujo repertório é composto principalmente por canções compostas a partir de poemas de autores brasileiros, abrirá a programação no jardim do museu.

 

10h30 – Feira de Livros da Casa das Rosas

 

Organizada pela livraria Giostri, a feira reunirá diversas editoras dedicadas à literatura. Os livros serão vendidos com 20% de desconto.

 

11h – Sarau Jovem

 

Os participantes da turma de 2017 do Curso Livre de Preparação do Escritor Jovem (CLIPE Jovem), oferecido pelo Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, procurará instigar o público com a leitura de seus textos.

 

11h e 13h – Visita Especial ao Museu

 

A visita abordará a Casa das Rosas como patrimônio cultural, no contexto histórico e urbanístico da Avenida Paulista, e, também, representações da cidade na produção da poesia concreta.

 

13h – Música Caipira em Diálogo

 

O Trio Maria Fumaça, formado por mulheres, apresentará sua visão do universo cancioneiro e instrumental da música caipira, buscando seu diálogo com outros gêneros musicais latino-americanos.

 

14h – Poesia na Avenida

 

Inspirados na tradicional brincadeira infantil do “telefone” acústico, o grupo Sensus apresenta na Paulista, em frente à Casa das Rosas, os “Polvos Poéticos”, uma atividade divertida que se torna um modo encantador de compartilhar poesia. Quatro atores dizem haicais de autores brasileiros e japoneses através de conduítes (os “tentáculos” do “polvo”), sendo ouvidos por diversas pessoas simultaneamente.

 

 

14h – Pegue Livros

 

A Casa fará uma edição especial dessa atividade, que consiste na distribuição gratuita de livros – até três exemplares por pessoa –, de gêneros diversos, como romance, conto, poesia, quadrinhos, arte e ensaio. Também serão distribuídos CDs de música.

 

14h às 18h – Sericleta

 

Nesta atividade, realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles, uma unidade móvel de impressão em serigrafia – a Sericleta – convidará o público a participar da ação como observador, interlocutor e impressor das peças gráficas, experimentando a mágica da impressão manual.

 

15h – Oficina “Sobreposição de Olhares”

 

A Avenida Paulista guarda camadas e sobreposições temporais em sua arquitetura. A atividade propõe uma reflexão sobre o tema, utilizando a técnica da colagem: será sugerida a composição de um cartão postal que acolha a subjetividade do olhar de cada participante sobre a cidade.

 

17h – Guarda-chuvas poéticos

 

Uma intervenção errática pelo jardim da Casa levará poemas aos visitantes, que os lerão em guarda-chuvas preparados para tanto.

 

19h – Jardim Paradiso Especial: Uma Noite em Sampa (2016)

Diretor: Ugo Giorgetti | Classificação indicativa: inadequado para menores de 12 anos.

 

São Paulo tem sido ao longo de mais de quatro décadas um dos temas caros ao cineasta Ugo Giorgetti. Em seu mais recente trabalho, Uma Noite em Sampa, um grupo de endinheirados do interior que vem à capital para um espetáculo de teatro acaba desamparado quando o motorista de seu ônibus desaparece.

 

A partir das 10h – Menu especial

 

O Cafè Ristoro, da Casa das Rosas, oferecerá opções de culinária brasileira em seu cardápio preparadas especialmente para o evento Paulista Cultural.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo