BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Sarau

O CANTO DO MAR: uma estória musical

Por Elis Lovrić

22/08 das 19h às 21h

Quinta-feira, 22 de agosto de 2018, das 19h às 21h

 

Buscando uma conexão entre o leste longínquo e o Brasil por meio da linguagem comum a todos – a arte, a poesia, a música–, a poeta, cantora e compositora croata Elis Lovrić apresenta seu trabalho poético-musical O Canto do Mar na Casa das Rosas.

 

O evento contará com o linguista e doutor em educação pela Universidade de São Paulo, Milan Puh, que apresentará brevemente o livro O Canto do Mar Canat od Mora, no qual participou como coautor e tradutor para o português, junto à leitura de Elis de alguns de seus poemas em português e em Labinjosko, dialeto (idioma?) da cidade de Labin, na região da Istria, norte da Croácia.

 

Por fim, a autora traz o pocket-show "O Canto do Mar", acompanhada pelo músico Stjepan Večković, trazendo, por meio da música e da poesia, todo o encantamento dessa viagem ao seu passado cultural e linguístico.

 

 

Elis Lovrić é atriz, poeta, cantora e compositora croata, nascida na região ensolarada da Istria, litoral norte da Croácia. Sua jornada como musicista começou quando tinha cinco anos e roubou a flauta de seu irmão para tocar "suas próprias canções" enquanto dançava na casa da família em Rabac (Croácia, Istria). Naquela época, Elis ficou hipnotizada pela coleção de LP de seu irmão, com nomes como Simon & Garfunkel, Bob Marley, Neil Young, Beatles e Mike Oldfield. No entanto, também recebeu influência de sons tradicionais da música pentatônica de Ístria, dos instrumentos (dvojnice, gaita-de-fole, sopile) e danças (balun), dos quais absorveu as referências para combiná-las na criação de suas músicas.

 

Stjepan Večković  é músico, solista dos instrumentos tradicionais no grupo folclórico LADO, pintor e escritor. Além de tocar, fabrica e reconstrói os instrumentos antigos croatas, desenvolvendo um trabalho de restauração. Colabora com músicos nacionais e internacionais de todos os gêneros musicais e participa na criação de música de cinema e teatro (Transatlantik, Nebo sateliti, Bogorodica, Konjanik, Družba Isusova, Jozef). Fundador e diretor do Centro para instrumentos tradicionais da Croácia, da orquestra de gaitas de foles da Croácia e da Academia das Gaitas de Foles, também concebeu e realiza o programa de rádio “Tesouro popular croata“, na Rádio Católica Croata.

 

Milan Puh é linguista, formado pela Universidade de Zagreb, mestre e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Leciona no curso de mestrado na Universidade do Centro-Oeste do Paraná, em Irati. Já publicou três livros sobre o tema da imigração croata para o Brasil. É diretor cultural da associação Croatia Sacra Paulistana, onde leciona o idioma croata, também sendo professor do idioma na Sociedade Amigos da Dalmácia.

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo