BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Bate-Papo

O CAFÉ DAS MUSAS: Encontro philopoético na Casa das Rosas

Por Contador Borges, Marcelo Ariel e Juliano Garcia Pessanha

21/03 das 19h às 21h

Mediação: Contador Borges

Com Marcelo Ariel e Juliano Garcia Pessanha

Quinta-feira, 21 de março de 2019, das 19h às 21h

 

Neste encontro, um filósofo fala da importância da poesia em seu pensamento e em sua prática disciplinar, e um poeta faz o inverso, discorrendo sobre o papel da filosofia em seu fazer poético.

 

Faça sua inscrição online ou presencialmente, na recepção da Casa das Rosas, a partir de 15/2/2019, até o preenchimento das vagas. Emissão de certificado digital aos participantes que assinarem a lista de presença.

 

Contador Borges é mestre e doutor em filosofia pela USP, pós-doutor em teoria literária pela Université Paris-Diderot, e em linguística pela USP. Publicou como poeta, ensaísta e dramaturgo, os seguintes livros: Angelolatria (poesia, 1997), Wittgeinstein! (teatro, 2007), A cicatriz de Marilyn Monroe (poesia dramática, 2012), Insônia ou a sombra da lua (teatro, 2011), Obsceno amor (teatro, 2013), Augustinas & Franciscanas, com desenhos de Francisco dos Santos (poesia, 2013), Lautréamont anacrônico (ensaio, 2015), O fim da beleza e o fascínio da morte (ensaio, no prelo), Sobre o êxtase: Bataille, o suplício e a mística (ensaio, no prelo), e Amadores, com desenhos de Francisco dos Santos (poesia, no prelo), entre outros. Traduziu, pela Iluminuras, Aurélia, de Gérard de Nerval (1991), O nu perdido e outros poemas, de René Char (1995) e A filosofia na alcova, do marquês de Sade, entre outros livros; e, pela Lumme Editor, De rerum natura, poema de José Kozer, com desenhos de Francisco dos Santos (2013).

 

Juliano Garcia Pessanha é mestre em psicologia (PUC- SP) e doutor em filosofia (USP). Lançou em 2018 os livros Recusa do não-lugar (Ubu) e Epigramas recheados de cicuta, coautoria com Evandro Affonso Ferreira. Autor também de Sabedoria do nunca (1999), Ignorância do sempre (2000), Certeza do agora (2002) e Instabilidade perpétua (2009), publicados pela Ateliê Editorial. Recebeu o prêmio Nascente (Abril-USP) nas categorias poesia e ficção, em 1997, e o Grande Prêmio da Crítica da APCA na categoria Literatura (2015) por Testemunho transiente, reunião de sua tetralogia pela Cosac Naify. Sua obra é marcada por um hibridismo de gêneros, entre eles, ensaio, conto, aforismo, heterobiografia e heterotanatografia. Tece estreito diálogo com a literatura, a filosofia e a psicanálise, em busca de dizer as coisas em registros múltiplos de enunciação. É professor e dirige grupos de estudo de filosofia.

 

Marcelo Ariel é poeta, ensaísta e performer. Nascido em Santos (1968), vive entre Cubatão e São Paulo. Autor dos livros: Tratado dos Anjos Afogados (ed. LetraSelvagem), Retornaremos das cinzas para sonhar com o silêncio, Com o Daimon no Contrafluxo (ambos pela ed. Patuá), A névoa dentro da nuvem (ed. Lumme),  Jaha Ñade Ñañobovya ( Ed. Penalux) entre outros. Em 2012 gravou o disco Scherzo Rajada - Contra o nazismo psíquico, e em 2017 realizou o longa metragem PÁSSARO TRANSPARENTE com o cineasta Dellani Lima.

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR