BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Curso

MURILO MENDES: TEMPO, MEMÓRIA E ESPAÇO

Por Valmir de Souza

03/11 às 19h

Aulas pré-gravadas irão ao ar terças e quintas-feiras, 3, 5, 10 e 12 de novembro de 2020, às 19h

Por Valmir de Souza

 

Um dos maiores poetas do modernismo brasileiro, de postura e experiência cosmopolitas, Murilo Mendes viveu em diferentes cidades do Brasil e da Europa (em Roma, notadamente) e refletiu sobre seus espaços físicos e humanos e sua história. Tendo vivido durante o século XX, num mundo em transformação, Murilo encena possibilidades poéticas inusitadas, estabelece uma relação dinâmica com a história e elabora um imaginário oriundo de uma visão fecundante da realidade. O curso apresentará um panorama da poesia muriliana, com ênfase na sua percepção do tempo (a história), a memória e o espaço.

 

O curso será transmitido pela plataforma HotMart. Taxa de inscrição: R$ 70,00. As inscrições podem ser feitas do dia 7/10/2020 ao dia 15/11/2020, clicando aqui.

 

Cronograma:

 

3/11 – Aula 1: Visões sobre o poeta: primeiras poéticas (Poemas)
5/11 – Aula 2: História do Brasil em versos: vários poemas de História do Brasil (em diálogo com obras de arte); tempo, memória e espaço em Metamorfose
10/11 – Aula 3: Poética de Ouro Preto: Contemplação de Ouro Preto: livro sobre um espaço geográfico como tema
12/11 – Aula 4: Poéticas “estrangeiras”: outros tempos e espaços; Siciliana: visita às ruínas históricas; Espanha vista pelo poeta em Tempo Espanhol e Espaço Espanhol; Convergência: grafitos de espaços; Ipotesi: o poeta responde ao seu tempo

 

As aulas poderão ser consultadas até 30 dias após a disponibilização da última delas, no dia 12 de novembro.

 

Valmir de Souza é Doutor em Letras, com tese sobre o autor “Murilo Mendes: da história satírica à memória contemplativa”. Pós-Doutorado em Políticas Culturais na EACH/USP, professor, ensaísta, autor do livro Cultura e literatura: diálogos (São Paulo: 2008), organizador de várias publicações sobre cultura e literatura, associado ao Instituto Pólis.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR