BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Lançamento

Lançamento de livro: Luz & Breu - Antologia Poética 1958 – 2017

Por Oswaldo de Camargo

06/12 das 18h às 21h.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017, das 18h às 21h. 

 

Tíulo: Luz & Breu - Antologia Poética 1958 – 2017
Autor: Oswaldo de Camargo
Editora: Ciclo Contínuo Editorial
Gênero: Poesia


Luz & Breu é seleção de poesias publicadas nos livros Um homem tenta ser anjo (1959), 15 Poemas Negros (1961) e O Estranho (1984), às quais o autor acrescentou algumas acolhidas em antologias, ou inéditas. O critério da escolha foi tão só textos que, passados 60 anos, alguns deles com umas poucas alterações, refletem melhor, no ver do autor, suas buscas estéticas, mirando sobretudo o que vem sendo chamado, desde muito, de Literatura Negra e como tal se firma na Literatura Brasileira.


Oswaldo de Camargo (Bragança Paulista, 1936) é jornalista, com carreira de revisor no jornal O Estado de S. Paulo, redator e resenhista literário no Jornal da Tarde, da mesma empresa. Foi, por sete anos, assistente da presidência na Imprensa Oficial do Estado.  Ativista desde os vinte anos da cultura afro-brasileira, foi, de 1957 a 1966, diretor do Departamento de Cultura da Associação Cultural do Negro, em São Paulo, participando ao mesmo tempoda Imprensa Negra, cabendo-lhe entre suas atividades nesse período o cargo de redator-chefe do jornal O Novo Horizonte, fundado e dirigido pelo professor Ovídio Pereira dos Santos, e a responsabilidade de editar a revista Niger, em cujas páginas publicaram textos os jornalistas José Correia Leite e Fernando Góes, além de outros expoentes da vida associativa e cultural do meio negro paulistano. Como escritor, contam-se entre alguns de seus livros O Negro Escrito - Apontamentos sobre a Presença do Negro na Literatura Brasileira (estudos literários); O Carro do Êxito (contos); O Estranho (poemas); A Descoberta do Frio (novela); Oboé (novela); Raiz de um Negro Brasileiro – Esboço Autobiográfico (memórias) e Lino Guedes - seu tempo e seu perfil.
É conselheiro do Museu Afro Brasil, em São Paulo.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR