BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

HORA H 2018

17/08 das 20h às 21h

HORA H

 

Sexta-feira e sábado, 17 e 18 de agosto de 2018

 

Em 2018 se completam 15 anos da morte de Haroldo de Campos. Durante esse período, sua trajetória e sua grande contribuição à cultura brasileira têm sido celebradas anualmente, no mês de agosto, no Hora H. Para esta edição do evento, a Casa das Rosas preparou um programa especial com intervenções poéticas dos poetas e artistas participantes da Cooperativa da Invenção (laboratório do Centro de Referência Haroldo de Campos), uma palestra do Prof. Kenneth David Jackson (Universidade de Yale), mesa de conversa, lançamento de livro, recital com curadoria de Diana Junkes e performance baseada nas obras Galáxias e A máquina do mundo repensada, pelo coletivo Mallarmidia.

 

 

 Sexta-feira, 17 de agosto

 

 

20h

POESIA É RISCO – solo

Por Cid Campos

 

Nesta versão solo do show “Poesia é Risco”, Cid Campos apresenta seu trabalho de longa data na musicalização de poemas e traduções, contanto com composições feitas para poemas de Haroldo e Augusto de Campos e com uma amostra do seu mais recente trabalho, Emily (2016), feito com traduções de Augusto da poeta norte-americana Emily Dickinson. O espetáculo traz ainda a projeção de vídeos de Augusto de Campos, Walter Silveira e Sérgio Zeigler.

 

 

Sábado, 18 de agosto

 

 

10h30

 

Exibição de instalações, performances e projeções criadas pelos integrantes da Cooperativa da Invenção do Centro de Referência Haroldo de Campos, em diversos espaços da Casa das Rosas. Os trabalhos exibidos, baseados em obras de Haroldo de Campos, são os seguintes: A máquina do mundo repensadaTransFinisMarGraalNo meio a fomeCirculadô de fulôEscrever é transcriarGaláxias e Banho terapêutico.

 

14h

Palestra

HAROLDO DE CAMPOS NOS ESTADOS UNIDOS – TRINTA ANOS DE CORRESPONDÊNCIAS

Por Kenneth David Jackson

 

O Prof. David Jackson, da Universidade de Yale, conheceu Haroldo de Campos no início dos anos 1970 e, a partir de então, foi um grande interlocutor e divulgador do poeta brasileiro nos EUA, além de tradutor e divulgador de outros autores da literatura brasileira e portuguesa. Sua palestra abordará estes 30 anos de amizade e correspondência com Haroldo.

 

16h

Mesa de conversa

PARA A COMBUSTÃO DA PÁGINA

Com Diana Junkes, Marília Garcia e Paulo Ferraz

Mediação: Julio Mendonça

 

A mesa reúne três escritores cuja produção literária guarda relação com a obra de Haroldo de Campos. Pertencentes a gerações diversas, os convidados compartilharão um pouco de suas experiências de escrita e revelarão os múltiplos paralelos que mantêm com a poética e a crítica haroldiana.

 

18h

Lançamento da reedição do livro Depoimentos de Oficina, de Haroldo de Campos

Apresentação: Marcelo Tápia

  

Nova edição do livro no qual Haroldo de Campos revê sua trajetória poética e intelectual, convidando os leitores aos bastidores de sua “oficina criativa” e imergindo-os em suas referências estéticas autor, no percurso intertextual, no processo de transcriação e revelando a importância da semiótica no estudo da cultura contemporânea.

 

19h

RECITAL em homenagem a Haroldo de Campos

Curadoria: Diana Junkes

Com Angela Quinto, Carlos RahalCarolina Serra-Azul, Claudio Daniel, Diana Junkes, Ivan de CamposJulio Mendonça, Lucas VerzolaPaulo Ferraz e Wilson Alves-Bezerra

 

 

 20h

GALÁXIA REPENSADA

Por Mallarmidia Lab

 

O coletivo de criação performática Mallarmidia Lab foi formado em 2010 pelo poeta Donny Correia, o VJ Fábio Vietnica, o músico Antônio Panda Gianfratti e o produtor Ilo Zema. Nesta apresentação, o coletivo traz uma performance com releituras visuais, musicais e vocais de trecho das obras A máquina do mundo repensada Galáxias, de Haroldo de Campos, em que prevalece a polissemia do autor concreto em diálogo com clássicos de Camões, Dante e Ezra Pound.

 

Durante o sábado serão exibidos Galáxia Haroldo, no primeiro andar da Casa das Rosas, e o conjunto dos vídeos Galáxia Albina e Galáxia Dark, em uma das salas expositivas do térreo. 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR