BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

SIMPÓSIO HAROLDO DE CAMPOS 2022 – AS POÉTICAS (IM)POSSÍVEIS

15/09 19h | atividade realizada pela plataforma zoom

Quinta-feira, 15 de setembro, às 19h

 

Mesa: Poéticas afro-brasileiras: A literatura afro-brasileira e as poéticas da escrevivência | Eduardo de Assis Duarte

 

A tradição da escrita afrodiaspórica existente nas Américas desde o século XIX nos revela o vigor do testemunho, seja como forma de denúncia do modo de produção escravista e de seus resquícios, seja como verdadeiro esteio e ponto de partida dos discursos poético e ficcional, contemporâneos ou posteriores à vigência do regime. Dissimulado na prosa e na poesia de nomes como Firmina, Machado, Cruz e Sousa ou Lima Barreto, a partir do memorialismo de Carolina Maria de Jesus o testemunho ganha força e se faz escrevivência – traço realista constitutivo da poética de Conceição Evaristo e tantas outras vozes negras que, nas últimas décadas, vêm construindo a vertente afro da literatura brasileira.

 

Eduardo de Assis Duarte integra o Programa de Pós-graduação em Letras – Estudos Literários, da FALE-UFMG e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade – NEIA, da mesma Instituição. Autor de Literatura, política, identidades (2005) e de Jorge Amado: romance em tempo de utopia, (1996). Organizou, entre outros, o volume Machado de Assis afrodescendente: escritos de caramujo. (3. ed. rev. ampl., 2020), a coleção Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica (2021) e os volumes didáticos Literatura afro-brasileira, 100 autores do século XVIII ao XXI (2019) e Literatura afro-brasileira, abordagens na sala de aula (2019). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa “Afrodescendências na Literatura Brasileira” e o Portal literafro, disponível no endereço www.letras.ufmg.br/literafro.

 

Traduzindo literatura da diáspora africana para a língua portuguesa do Brasil | Maria Aparecida Andrade Salgueiro

A presente palestra apresenta aspectos de trabalho em curso nos últimos anos sobre Literatura Afro-americana, Afro-Brasileira e Estudos da Tradução. Ao observar como a negritude – ou o ser negro – se traduz em diferentes contextos e espaços geográficos, analisa relações de poder, processos de construção identitária colonial, pós-colonial e decolonial e o surgimento de cânones literários, hegemonia cultural e globalização, desmistificando espaços e mostrando a tradução como atividade que ocorre não em um espaço neutro, mas sim, em situações sociais e políticas concretas.

 

Maria Aparecida Andrade Salgueiro é Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Diferentes momentos de atuação no exterior, entre eles, como Visiting Professor no Dartmouth College e na University of Houston, nos Estados Unidos. Pós-Doutora, Universidade de Londres, UCL (2008). Doutora, UFF, 2000. Pesquisadora do CNPq; Cientista do Nosso Estado/FAPERJ; Procientista UERJ/FAPERJ. Líder de Grupo de Pesquisa/CNPq. Na UERJ é Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Coordenadora Geral do Escritório Modelo de Tradução. É autora, no Brasil e no exterior, de artigos, capítulos de livros, co-autora de obras, entre elas Zora Neale Hurston and ‘Their Eyes were watching God’: The construction of an African-American Female Identity and the Translation Turn in Brazilian Portuguese (2010), com Alva, R., e autora de outras, sendo a mais conhecida, Escritoras Negras Contemporâneas - Estudo de Narrativas: Estados Unidos e Brasil (2004).

 

Atividades realizadas pela plataforma Zoom. Faça sua inscrição aqui. Serão emitidos certificados aos inscritos que participarem de 75% dos encontros.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3673-1883 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
O museu está sendo restaurado. Durante o período do restauro, o jardim funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h

Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR