BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Recital

FOME DE FORMA

Por Antonio Vicente Seraphim Pietroforte e Rodrigo Bravo

11/08 das 19h às 21h

Organização: Antonio Vicente Seraphim Pietroforte e Rodrigo Bravo

Convidados: Jaa Torrano, Maria Vitória Siviero e Simone Homem de Mello

Sábado, 11 de agosto, das 19h às 21h

 

Inspirado no livro homônimo de Haroldo de Campos, o recital “Fome de Forma” tem por objetivo reunir as várias vozes da poesia brasileira contemporânea. A cada edição do evento, poetas convidados de gerações e movimentos diferentes falam sobre sua prática artística e recitam poemas que integram sua obra.

 

Antonio Vicente Seraphim Pietroforte é formado em Português e Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP); fez o mestrado, doutorado e livre-docência na mesma Faculdade, onde leciona desde 2002 no Departamento de Linguística, atuando nos cursos de graduação em Letras e no curso de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral. É autor de várias obras sobre Linguística e Semiótica, além de coletâneas de poemas e romances.

 

Jaa Torrano é professor titular do departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, onde leciona língua e literatura grega. Autor de O sentido de Zeus – O mito do mundo e o modo mítico de ser no mundo e A esfera e os dias – Poemas, também publicou, entre outros, os estudos e traduções: Ésquilo – Tragédias, Ésquilo – Orestéia, Eurípides – Bacas, Ésquilo – Prometeu prisioneiro e Hesíodo – Teogonia.

 

Maria Vitória Siviero é atriz, graduada em Teatro, mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral na Universidade de São Paulo. Pesquisadora de linguística e semiótica com ênfase em artes cênicas. Desenvolve pesquisa junto ao Departamento de Linguística da FFLCH-USP. Membro do Grupo de Estudos de Poéticas Experimental (GEPOEX).

 

Rodrigo Bravo é Mestrando em Linguística (2017), Bacharel (2016) em Letras Clássicas e Bacharelando (2017) em Letras-Hebraico pela Universidade de São Paulo. Professor, tradutor e pesquisador em linguística com ênfase em tradução do discurso poético, literatura comparada e esticologia. Desenvolve pesquisa junto ao Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos de Poéticas Experimentais da Universidade de São Paulo (GEPOEX). Curador e Organizador do Recital Forme de Forma e da exposição "TransFormações", na Casa das Rosas (SP) (2017). Membro do conselho editorial e co-criador da série literária Neûron, na editora Córrego. Co-criador e editor da revista eletrônica de poesia brasileira contemporânea traduzida para o inglês "Saccades/Sacadas" (2018). Autor dos livros "Ernesto na Torre de Babel" (2016 - com Ernesto Manuel de Melo e Castro e Antonio Vicente Seraphim Pietroforte), "Poligonia do Haikai" (2017) e "Um Livro para Rufino" (2018).

 

Simone Homem de Mello é autora e tradutora literária. Sua poesia está publicada nos livros Périplos (2005) e Extravio marinho (2010) e em antologias brasileiras e estrangeiras. Escreveu os libretos das óperas Orpheus Kristall (composição de Manfred Stahnke, Munique, 2002), Keine Stille auβer der des Windes (composição de Sidney Corbett, Bremen, 2007) e UBU – Eine musikalische Groteske (composição de Sidney Corbett, Gelsenkirchen, 2012). Como tradutora, dedica-se à poesia moderna e contemporânea de língua alemã. Desde 2011, trabalha como coordenadora do Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo